Verisol

VERISOL

O envelhecimento cutâneo e um processo inevitável, causado por fatores intrínsecos, como o envelhecimento cronológico; e fatores extrínsecos, como poluição, estresse, fumo, álcool e principalmente a exposição solar excessiva.

Com o avanço da idade, naturalmente a pele passa a apresentar um importante declínio do colágeno, proteína mais abundante no organismo, que constitui cerca de 30% das proteínas totais do nosso corpo e compõe os tecidos de sustentação, como pele, ossos, tendões e cartilagens. Também e uma das principais proteínas presentes na matriz extracelular, responsável por proporcionar rigidez e jovialidade cutânea.
Sua deterioração pode ser visivelmente notada, pelo ressecamento da pele, bem como aparecimento de rugas e flacidez; sensação tátil de ondulações, aparecimento de manchas e alterações no contorno facial. As mulheres são as que mais sofrem com a perda de colágeno, pois apresentam uma quantidade menor desta proteína no organismo, em comparação ao publico masculino.

Dados científicos mostram que a partir dos 30 anos, a diminuição na produção do colágeno pode atingir ate 1% ao ano, e aos 50, passa a produzir apenas uma media de 35% do colágeno necessário para o organismo, sendo imprescindível a suplementação.

Pensando nisso, a Gelita, uma das maiores fabricantes mundiais de gelatina e colágeno, desenvolveu VeriSol, um alimento funcional inovador voltado aos cuidados com a pele, que age de dentro para fora, atenuando e prevenindo os sinais do tempo.
VeriSol e uma combinação única de peptídeos bioativos de colágeno, obtidos a partir de uma hidrolise especifica por uma enzima patenteada, que origina ligações de peptídeos específicos para atuar nas células dérmicas e assim, estimular e restaurar o metabolismo destas células de dentro para fora. Suaviza os sinais do tempo e melhora a elasticidade cutânea, tratando e prevenindo a formação de rugas e linhas de expressão a partir de 8 semanas de uso continuo.

Propriedades
Se beneficie com o poder natural dos peptídeos bioativos otimizados de colágeno de VeriSol:

  • Melhora significativamente rugas e restabelece a elasticidade e hidratação cutânea;
  • E o único que contem peptídeos bioativos específicos para as células da pele;
  • Neutraliza o metabolismo responsável por acelerar o envelhecimento da pele;
  • Atua nas camadas mais profundas da pele de dentro para fora;
  • Ativo 100% seguro: não causa efeitos colaterais e não apresenta interações com outros suplementos e medicamentos.

Mecanismo de ação
O colágeno e o principal componente da derme. Excretado pelos fibroblastos, destacam-se os aminoácidos glicina, hidroxiprolina e hidroxilisina.
O colágeno tipo I e o principal componente estrutural da matriz extracelular, responsável pela manutenção da estrutura da derme (2). E primeiramente sintetizado pelos fibroblastos como um precursor solúvel, pró-colageno tipo I, o qual e secretado pelos fibroblastos e sofre ação proteolítica para formar as fibras de colágeno. O TGF-β, um fator de crescimento gênico, e responsável pela transformação de pró-colageno em fibras de colágeno.

As fibras elásticas, também são sintetizadas pelos fibroblastos. Compostas por elastina e proteínas microfibrilares, possuem a função de estabilizar a rede de colágeno e assim equilibrar as propriedades biomecânicas da pele (elasticidade, firmeza).
Mas elas não atuam sozinhas: os proteoglicanos influenciam a morfologia do colágeno, atuando na sua organização e estabilização em fibras e feixes de fibras. Os principais proteoglicanos dérmicos são o biglicano, a decorina e versicano.

Estudos clínicos demonstram que a suplementação de alimentos funcionais ricos em peptídeos bioativos de colágeno como VeriSol, são digeridos pela colagenase, onde os peptídeos resultantes são quimio-atrativos para fibroblastos. A resposta quimiotática de fibroblastos dérmicos promove o aumento da síntese de colágeno e proteoglicanos, melhorando a função de ligação de água da parte mais externa da epiderme, aumentando assim a hidratação, densidade dérmica e impedindo a formação de novas rugas.

VeriSol tem a capacidade de aumentar a expressão do colágeno tipo I e proteoglicanos envolvidos na formação e sustentação de fibras elásticas dérmicas, ocasionando assim a diminuição da flacidez e melhorando a hidratação e suavidade da pele.
Estudos prévios demonstraram que a biodisponibilidade dos peptídeos bioativos específicos de colágeno, podem ser detectados em diferentes órgãos e tecidos conjuntivos após a administração oral.

Um estudo realizado por Watanabe-Kamiyama (2010), mostrou que quase 100% dos peptídeos de colágeno específicos para pele são absorvidos, indicando um aumento acentuado destas substancias no plasma nas primeiras 12 horas e 96 horas após administração oral.

Por que VeriSol?
VeriSol contem peptídeos bioativos de colágeno, obtido através de uma quebra enzimática patenteada, que origina peptídeos específicos para atuar nas camadas mais profundas da pele de dentro para fora, restabelecendo o metabolismo das células dérmicas com a administração de uma pequena dose diária. O Colágeno comumente hidrolisado por processos industriais convencionais, não são capazes de originar ligações peptídicas especificas para atuar diretamente nas células dérmicas. Alem disso, apresentam odor e sabor desagradáveis, pouca solubilidade e dosagem elevada.

VeriSol atinge as células das camadas mais profundas da pele, atuando onde cosméticos não são capazes de atingir, oferecendo uma ação antiaging de dentro para fora, com resultados perceptíveis a partir de 8 semanas de tratamento.

Estudos in vitro – Pré-clínicos
A eficácia de VeriSol no metabolismo das células dérmicas foi comprovada em diversos estudos.
Estudos de eficácia em diferentes tipos de células epiteliais humanas mostraram um efeito estimulador de VeriSol sobre a biossíntese de macromoléculas da matriz extracelular da pele.
O tratamento realizado em células epidérmicas ocasionou um aumento da regulação de filagrina, loricrina e involucrina, proteínas cruciais para o equilíbrio da hidratação e metabolismo fisiológico da pele. VeriSol foi capaz de estimular fibroblastos dérmicos a aumentarem a expressão do colágeno do tipo I e de proteoglicanos ricos em leucina denominados versicanos, decorinas e biglicanos, substancias envolvidas na manutenção e integridade biomecânica da pele.

Alem da capacidade estimuladora de VeriSol, um efeito antioxidante significativo foi detectado, devido ao aumento da enzima antioxidante primaria (Manganês superoxido desmutase – MnSOD) em células dérmicas humanas saudáveis.

Um estudo in vitro randomizado, placebo controlado em células dérmicas da pele de um grupo de camundongos tratados com VeriSol por via oral e outro grupo tratado com placebo, foi realizado, onde alguns animais apresentavam a pele normal e outros foram submetidos a agressões cutâneas, levando a irritação. Como esperado, houve o aumento significativo da expressão de MnSOD nos camundongos tratados com VeriSol. Alem disso, processos inflamatórios após irritação da pele dos animais foram regulados, apresentando uma significativa diminuição na expressão das ocitocinas inflamatórias: TNFα, IL-1β e IL-6. Outros parâmetros analisados mostraram que os animais tratados com placebo, apresentaram a função barreira comprometida, caracterizados por um aumento na perda de água transepidérmica (TEWL), enquanto que os animais tratados com VeriSol a TWEL não foi alterada. De acordo com esta observação, um aumento significativo da hidratação da pele foi detectada após a administração de VeriSol na pele saudável e irritada, respectivamente.

Da mesma forma, um aumento significativo da elasticidade da pele foi observada entre 2-3 semanas após a administração oral com VeriSol, em comparação com os camundongos alimentados com placebo.
O aumento da elasticidade da pele nos animais após o tratamento com VeriSol, pode ser explicado por um significativo aumento na síntese de biglicano, um proteoglicano importante para a geração e manutenção de feixes de fibras elásticas da pele.

Em conclusão, os dados pré-clinicos demonstram claramente os efeitos estimulantes de VeriSol sobre o metabolismo celular dérmico em células da pele e seus tecidos. VeriSol tem um impacto positivo sobre na melhora da função barreira cutânea, bem como o seu equilíbrio hídrico (hidratação). Alem disso, VeriSol tem uma influencia positiva sobre a manutenção e regeneração da elasticidade e luminosidade da pele.

Estudos in vivo – Clínicos
Melhora dos parâmetros fisiológicos e biomecânicos da pele, promovidos por VeriSol.

Um ensaio clínico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, por um período de 12 semanas, teve como objetivo, afirmar a eficácia de VeriSol como Nutricosmético aliado a beleza.

Mais de 60 voluntarias do sexo feminino, saudáveis, com idade entre 35 e 55 anos, foram dividas em 3 grupos. Cada grupo foi tratado com 2,5g ou 5g de VeriSol ou placebo, dissolvidos em água ou qualquer outro liquido frio e administradas via oral 1 vez ao dia, por um período de 12 semanas. O consumo de qualquer suplemento nutricional adicional ou preparações de vitaminas, tratamentos cosméticos, dermatológicos e exposição intensa ao sol ou luz UV foram proibidos durante o período de estudo.

Foram mensurados os seguintes parâmetros:

  • Elasticidade da pele
  • Perda de água transepidérmica
  • Hidratação da pele
  • Aspereza da pele

As avaliações foram realizadas antes da primeira administração oral do produto (t0), depois de 4 semanas (t1),8 semanas (t2) de tratamento e após 4 semanas do termino do tratamento respectivamente (t3 - Fase de regressão de 4 semanas). A perda de água transepidérmica e hidratação da pele foram mensuradas através de moldes para a analise da aspereza da pele foram realizadas no antebraço direito.

Resultados
Após 4 semanas de tratamento, ambas dosagens de VeriSol (2,5 e 5g), promoveram um aumento da elasticidade da pele em ate 15%, em comparação ao placebo, sendo que este efeito se manteve após 8 semanas de administração oral continua do ativo (Gráfico 5) e 4 semanas após o termino do tratamento (Fase de regressão), o grupo que ingeriu VeriSol apresentou maiores níveis de elasticidade da pele em comparação aos voluntários do grupo placebo.

VeriSol também foi capaz de promover um aumento significativo da hidratação cutânea (11-14%) e menor perda de água transepidérmica nas voluntarias (6-7%), o que indica que VeriSol tem a capacidade de regenerar a barreira epidérmica e otimizar a síntese de proteoglicanos dérmicos na pele envelhecida, de dentro para fora.
Alem da regeneração da matriz extracelular, VeriSol promoveu uma diminuição significativa da rugosidade da pele (2-4%) na dosagem mais baixa de 2,5g/dia, em todos os voluntários tratados.

Redução das rugas promovido por VeriSol
Outro estudo clinico duplo-cego, randomizado, placebo-controlado, avaliou a eficácia da administração oral de VeriSol na melhora das rugas na região dos olhos (região periocular). O objetivo secundário foi detectar o aumento do colágeno tipo I, tropo-elastina e biglicano, através da analise de sucção de fluidos (punção).

Mais de 100 voluntários saudáveis, do sexo feminino, com idades entre 45 e 65 anos, foram recrutados e subdivididos em 2 grupos, onde receberam Placebo e VeriSol na dosagem de 2,5g/dia, por um período de 8 semanas, seguido de 4 semanas após a ultima ingestão (Fase de regressão). Cerca de 40% dos indivíduos foram incluídos ainda para a bolha de sucção (punção) no lado interno do antebraço direito.

Os resultados na diminuição das rugas foram mensurados através de documentação fotográfica antes da primeira administração oral das formulas por via oral (t0), depois de 4 semanas (t1), 8 semanas (t2) e 4 semanas após a ultima ingestão (t3 – Fase de regressão), o volume das rugas na região periocular foram medidos e documentados através de fotos.

Resultados
Os resultados indicaram que uma dose diária de 2,5g de Verisol, levou a uma significativa redução no volume das rugas na região periocular (aprox. 12%) em comparação com o grupo placebo, após 4 semanas de tratamento. Este efeito foi ainda mais pronunciado após 8 semanas, indicando uma redução em media de 30% da profundidade das rugas no grupo tratado com VeriSol.
No final de 4 semanas após o termino do tratamento (Fase de regressão), as mulheres que receberam VeriSol, ainda apresentaram uma redução de 16% da profundidade das rugas, em comparação com o grupo placebo.

VeriSol também estimulou a síntese de importantes fibras elásticas na derme. Os resultados foram mensurados através do teste de bolha de sucção (punção), mostrando um aumento estatisticamente significativo de procolágeno (65%) e elastina (18%), após 8 semanas de ingestão diária de 2,5g de VeriSol, em comparação ao placebo. Alem disso, a concentração de biglicano também foi aumentada em 40%.

Com base nos dados demonstrados, podemos concluir que, uma dose diária de 2,5g de VeriSol tem um efeito benéfico na pele, tal como uma significativa redução do volume das rugas perioculares. Os dados sugerem que o efeito positivo e causado pelo aumento detectado do colágeno tipo I e síntese de elastina.

Os resultados indicam que uma dose diária de 2,5g de VeriSol reduziu a profundidade das rugas em mais de 30% em comparação ao tratamento com placebo. O efeito positivo de VeriSol na redução das rugas foi sustentada e claramente visíveis mesmo após 4 semanas após o termino do tratamento.
Esta melhora clinica sobre o estado fisiológico e biomecânico da pele corresponde ao aumento da síntese de colágeno e elastina.

Já o aumento da elasticidade da pele promovida através do tratamento com VeriSol (2,5g e 5g/dia) e cerca de 6 –8%, após quatro e oito semanas de ingestão, em comparação aos voluntários tratados com placebo.

VeriSol ocasionou o aumento da expressão de colágeno tipo I e proteoglicanos envolvidos na formação e sustentação das fibras elásticas dérmicas. Assim, um efeito antiaging e causado por alterações notáveis na derme após o tratamento oral com Verisol.

Informações de qualidade e segurança
Não foram relatados efeitos adversos significativos com o uso de Verisol.
Pacientes com problemas renais crônicos e diabéticos devem fazer uso de Verisol sob orientação do medico e/ou nutricionista.

Indicações
VeriSol e indicado para indivíduos que desejam investir em seu bem-estar físico, restaurar a jovialidade e prevenir o envelhecimento cutâneo. VeriSol tem um enorme potencial no mercado crescente de produtos voltados as mulheres entre 25 e 60 anos ou mais de idade, que geralmente já utiliza produtos cosméticos, sem muito sucesso.

VeriSol e uma fonte proteica, podendo ser utilizado por pessoas de todas as idades como um alimento funcional para melhora da saúde e qualidade de vida.

Sugestão de dosagem
Com base nos estudos de eficácia, são sugeridas as dosagens de 2,5g de VeriSol diariamente, dose única, ou dividido em dosagens menores ao longo do dia.

Informações farmacotécnicas
VeriSol e muito versátil, podendo ser dispensado em diferentes formas farmacêuticas como capsulas, saches, pó para preparo extemporâneo (shake, refresco, frapes, mousses, sopas etc.), chocolate nutricional, gomas, pastilhas e sorvete nutricional, entre outras.

VeriSol não apresenta incompatibilidades se associado a vitaminas, minerais, alimentos funcionais e fitoterápicos.


Consulte seu médico e fale conosco.
Nossos farmacêuticos estão aptos a prescrever formulações.
De acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia.

Clicando no link acima à direita, você será redirecionado para a página de solicitação de orçamentos.
Preencha o formulário, informe no campo MENSAGEM, o produto em questão e aguarde nosso contato!