Vitamina K2

Vitamina K2

As vitaminas são substâncias orgânicas presentes em pequena quantidade nos alimentos, tendo por finalidade a participação em variadas reações metabólicas controladas por enzimas e coenzimas. São indispensáveis ao funcionamento do organismo na forma de cofatores, essenciais para a ação de muitas enzimas, desempenhando um papel vital no metabolismo celular.

O organismo humano promove a síntese de algumas vitaminas, necessitando, no entanto, do suprimento alimentar. A designação vitamina K deriva da primeira letra da palavra dinamarquesa koagulation. Menaquinona (vitamina K2), sintetizada por bactérias, podendo variar de MK4 a MK13. Presente em produtos animais e alimentos fermentados. A vitamina K atua como cofator para a carboxilação de resíduos específicos de ácido glutâmico para formar o ácido gama carboxiglutâmico, aminoácido presente nos fatores de coagulação e que se apresenta ligado ao cálcio, podendo, ainda, regular a disposição do elemento cálcio na matriz óssea como parte da osteocalcina.

PROPRIEDADES
A função clássica da vitamina K é a atuação como coenzima durante a síntese da forma biologicamente ativa de uma série de proteínas envolvidas na coagulação do sangue e no metabolismo ósseo. O avanço no conhecimento das funções potenciais da vitamina K na manutenção da saúde humana tem sido acompanhado por um número substancial de estudos dedicados a definir os papéis da vitamina K na prevenção de doenças crônicas, incluindo a osteoporose e a doença cardiovascular. A vitamina K é conhecida pela sua atividade de coagulação do sangue. No entanto, reconhece-se agora que a vitamina K2 é ideal para o corpo utilizar o cálcio, a fim de construir os ossos fortes, saudáveis e para inibir os depósitos de cálcio nas artérias. A vitamina K2 é necessária, a fim de ativar a osteocalcina - a proteína responsável pela ligação aos íons de cálcio na matriz do osso - tornando os ossos mais fortes.

DADOS CIENTÍFICOS DOS BENEFÍCIOS DA VITAMINA K2
TRATAMENTO ARTRITE REUMATOIDE
Estudo avaliou a eficácia clínica de monoterapia com alendronato e terapia combinada com alendronato + vitamina K2, na artrite reumatoide em pacientes pós-menopausa com osteoporose ou osteopenia. A terapia com alendronato + vitamina K2 diminuiu os níveis de marcadores do metabolismo ósseo e níveis séricos de osteocalcina, além de aumentar a densidade óssea da coluna lombar e do fêmur.

PREVENÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR E OSTEOPOROSE NA PÓS—MENOPAUSA
Estudo avaliou o papel do resveratrol, inositol, vitamina D e K na prevenção de risco cardiovascular e osteoporose na peri e pós-menopausa. A vitamina K2 apresenta efeitos sobre o cálcio e indivíduos com níveis mais elevados de cálcio nos ossos tendem a ter uma menor frequência de calcificações vasculares e um menor risco cardiovascular. A vitamina K2, também tem um papel crucial na homeostase óssea. Resveratrol tem também um efeito antiplaquetário e pode prevenir doenças cardiovasculares, inibindo a proliferação de fibroblastos cardíacos. Resveratrol também interage com a vitamina D na promoção da saúde dos ossos. O inositol apresenta eficácia na melhoria da síndrome metabólica em mulheres pós-menopausa. Assim, a suplementação com o inositol e o resveratrol pode ser útil na prevenção da resistência à insulina e, consequentemente, a síndrome metabólica e risco de doenças cardiovasculares. Um suplemento incluindo vitamina K2 + vitamina D + resveratrol + inositol proporciona excelentes benefícios na prevenção do risco de doenças cardiovasculares e osteoporose em mulheres pós-menopausa.

DOSAGEM DE USO
Idade                    Mulheres μg/dia             Homens μg/dia
0-6 meses              2,0                                      ---
7-12 meses           2,5                                        ---
1-3 anos                 30                                        ---
4-8 anos                 55                                        ---
9-13 anos               60                                       60
14-18 anos             75                                        75
19 >70 anos           90                                       120

IINTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Não associar a anticoagulantes.

SUGESTÕES DE FÓRMULAS
CÁPSULAS DE VITAMINA K21
Vitamina K2 90 μg
Excipiente QSP 1 cápsula
Tomar 1 cápsula ao dia.

CÁPSULAS ANTI-OESTEOPOROSE
Vitamina K2 90μg
Vitamina D 200UI
Inositol 300mg
Resveratrol 20mg
Excipiente QSP 1 cápsula
Tomar 1 cápsula ao dia.


Consulte seu médico e fale conosco.
Nossos farmacêuticos estão aptos a prescrever formulações.
De acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia.

Clicando no link acima à direita, você será redirecionado para a página de solicitação de orçamentos.
Preencha o formulário, informe no campo MENSAGEM, o produto em questão e aguarde nosso contato!